quinta-feira, 2 de abril de 2015

Um breve esclarecimento sobre egun


Os mortos (ikús) ou espíritos (eguns) que nos rodeiam deve ser tratados e satisfeitos, para que eles sejam respeitados, tanto quanto o santos (orixás). A reverência aos antepassados ​​é um dos pilares das religiões africanas.

Na religião iorubá o egun antecipa-se ao santo (Iku ocha Lobi), antes deve lhe chamar e pedir permissão (moyugbar) e saudar os orixás em iguais condições aos eguns. Isso ocorre porque todos os seres vivos eram originalmente orixás como santos católicos e depois da morte é dado o título de santo que soube trazer a vida aqui na terra, como no caso do Orixá Xangô que foi o quarto rei de Oyó (Ile Ife) atual Nigéria.

Os eguns comer antes Exú e separado dos orixás. Em certas cerimônias estão oferecendo uma vela (Atan), coco (obi) em nove pedaços onde o mesmo se encontra, água fresca  (omi ), aguardente (otin), café (omi tutu), tabaco (acha), pimenta da guiné (ataré), e um giz africano (Efun) é usado. Esta oferta está no chão do lado de fora da casa,ou ausência de quintal em um canto e está disposta dentro de um círculo ou retângulo (atena) desenhada em escala dentro do qual os sinais e as assinaturas são desenhados.
A cerimônia começa com a correspondente Moyugba e declaração do significado da oferta. Isso pode ser feito enquanto você está dando coco fresco para os mortos que é feito em pequenos pedaços que são jogadas na figura desenhada no chão dizendo alfaba Iku, alafaba ano ........... .. Esta oferta é obrigatória quando vai sacrificar um animal de duas ou quatro pernas.

No final será solicitado a egum ou eguns se eles receberam a oferta, se foi dada de acordo e onde os resíduos serão levados após. Isso será feito com quatro pedaços de coco fresco de acordo com as regras para a leitura de coco.
Outros religiosos argumentam que os mortos não deve comer dentro das casas e que o seu alimento deve ser servido no pátio e longe da casa. Para os mortos pode oferecer-lhes água, pão, bebida, tabaco e alimentos cozidos sem sal que pode ser o alimento preferido do falecido se a oferta é para uma dada morto. Tudo isto deve está em um prato e se deve acender velas; no dia seguinte faça-se Moyugba ao egun para determinar onde será despachado suas oferendas,isso pode ser na selva ou montanha (Nigue) no lixo (Ikun), em uma colina (oké ile), no rio ( Ilê Oxum), e assim por diante.

Aqueles presentes nestas cerimônias com os mortos devem ser marcados com uma cruz na testa para proteção. As flores são um presente que algumas iniciantes (olochas) usam, porque a essência é um fluido espiritual explícita no oddun Juanjuan Irete.
Quando a alma de um defunto, apesar de ser bem atendido, oferece sua presença continuamente, Oya-Yansã (proprietário e zelador do cemitério) determina que um incêndio é feito no quintal porque o fogo afugenta os mortos e, embora não os queimam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário