O Palo Mayombe, o culto aos mortos em Cuba

O Que é o Palo?

 Palo Monte Mayombe Kimbisa, Palo, Palo Monte, Regras de Kongo ou Congo. O Que é o Palo? Palo Mayombe, usualmente referida ou chamada simplesmente como “Palo,” é uma das religiões africanas que emigrou e se expandiu. Como a Santeria e o Candomblé, mistura da religião Xamãnica africana com os elementos do espiritismo, da magia e do catolicismo. Sua origem está na religião África do Congo. Foi trazido pelo escravos. 
Há uma diferença importante entre Palo e outras religiões “sincronizadas”. Mesmo que a Santeria, Candomblé, etc., se sincronizam com o Catolicismo para proteger os seus praticantes escravizados contra a perseguição, a Regra de Palo que é sincronizada Kimbisa, era sincronizada em África, quando o cristianismo foi introduzido pelos exploradores espanhóis. "Palo" simplesmente significa, “Árvores.” A religião de Palo se descende da crença africana antiga, em o qual o mundo é habitado por espíritos, e o nome se refere as árvores sagrados em os quais os espíritos habitam. O número de crentes e praticantes é desconhecido. O Palo se pratica mundialmente mas principal em Cuba, no Brasil, e nos Estados Unidos. Há varias casas principais do palo, cada um com as suas próprias ramas. As mais conhecidas são: Brillumba, Mayombe, e Kimbisa. 

O Clero:

 Um sacerdote iniciado é chamado por Palero ou Palera se for mulher, especialistas ensinados na magia e na adivinhação. O Palero (a) também se chama “Tata” (Papa) o “Yaya” (Mama). 

Os Requisitos para ser membros:

 Se proíbe a homossexualidade. A pessoa se converte em Nguey o filho (a) Nkisi, pela iniciação, mas antes de admitir, se faz uma consulta espiritual para determinar-se se é aceite pelos espíritos. Então, ele ou ela experimenta, passar por uma cerimonia chamada nkimba “raspagem”, Ensinamentos adicionais se requer para converter-se em um Tata ou Yaya e para possuir uma Nganga.

Igreja/templo:

 O templo consagrado de um Palero (a) se chama um Munanso, ou casa. Somente um Palero completo iniciado (a) e em possessão de uma Prenda pode abrir um Munanso. 

Escrituras:

 Nenhuma. A maioria das tradições de Palo são orais e passadas de professor ao iniciado. Hoje em dia muitos tatas decidiram escrever livros para passar o conhecimento para a posteridade, assim que cada mestre tem o seu próprio livro e estes são imprescindíveis.

Ensinamentos e Crenças Básicas:

 Se trabalha nas casas de Palo ao redor de uma hierarquia de espíritos, chamados Kimpungulo, Mpungos, Nkita, Nkisi. Espíritos elementares de uma natureza que habitam nas  árvores, na agua, etc. os espíritos ancestrais poderosos que se relacionam com os Orishas da Santeria. Muita das práticas de Palo se centra ao redor de canalizar o poder de estes espíritos para os propósitos temporais e espirituais. Isto se consegue com sacrifícios e oferendas, e na prática da magia. A ferramenta central de adoração de Palo é A Prenda, ou Nganga. A Prenda é um caldeirão consagrado do ferro, que contem o Guia do iniciado. A Prenda se enche de uma variedade de coisas que facilitam a comunicação com os espíritos: ossos, terra para os espíritos dos mortos; as árvores e as ervas sagradas, etc. coisas que alguns assumiram que são elementos da “obscuridade” ou do mal, são de facto elementos de práticas xamânicas muito antigas.
Os espíritos de Palo se comunicam com a prática do espiritismo, ou a mediunidade e com a adivinhação. Todos estes métodos são aprendidos pelos iniciados.

Hierarquia Espiritual no Palo:

• Nsambi – A Divindade suprema, O Criador, o Deus que rege e governa sobre todos os seres de este universo. 
• Nkitas - Espíritos elementares das árvores, dos rios, do ar, etc. 
• Mfumbe ( Mortos) - fantasmas, espíritos dos mortos; antepassados 
• Eggun - Espíritos ancestrais de grande poder. 
• Mpungos – Forças, que são equivalentes aos Orishas da Santeria ou ao Loas do Vodou; e compartem muitos os nomes e características. Estes também se referem como “Nkisi.” 

Alguns Mpungos de Palo e a sua Associação:

Lucero, mensageiro de Deus e o guarda dos caminhos. Como Legba de Vodoun e Eleggua da Santeria, ele é um enganador e tem um feitio infantil e impetuoso. Lucero se retrata como um miúdo como um diabo cómico, com os calções; e o seu emblema é um garabato. 
Centella, Governa nos cemitérios, ventos, e no mercado. A associação a Oya da Santeria e a Maman Brigitte do Vodoou. 
Zarabanda, Nikisi do ferro, do sangue, da guerra, e da vingança divina. Ele é equivalente a Ogun da Santeria e do Vodoou. 
Sete Raios, tem domínio sobre o relâmpago e o fogo. Ele é a personificação da justiça, da paixão e da inspiração e se relaciona com Changó. 
Mãe Agua, Governa o oceano, maternidade, a criatividade. A relação com Yemaya/ Iemoja. 
Mama Chola, Governa os rios, o amor, e a beleza. A relação com Erzulie e com Oshun. 
Tiembla Terra, criador da terra e da humanidade, rege o universo. O relacionam com Oludumare da Santeria. 
 Observações requeridas, restrições: Há períodos de castidade e limpeza que se requerem em ocasiões. Se proíbe a homossexualidade.
 Chave de conduta: O sistema ético de Palo é algo único. Se cré que haja duas forças no universo, e que os desequilíbrios nestas forças dão lugar as injustiças, a desgraça, etc. Os praticantes, usam os espíritos para ajustar estas forças naturais; as vezes para o amor ou o dinheiro, para a sabedoria ou curar, ou vingar-se dos inimigos e outras muitas cosias.

Mitos e Falsas Ideias:

 É uma associação comum que Palo é uma forma de magia negra, porque Palero pode eleger trabalhar com os Nfumbes, ou os espíritos “luz”, ou com Ndoki, espíritos “obscuros” ou fantasmas. As maldições não são tão comuns na prática do palo. A principal meta do Palo, sem estranheza, esta relacionada igual que todas as Fé e Religiões, de desenvolvimento e crescimento espiritual de luz e progresso. Palo não é magia negra, ainda que seja igual como qualquer tradição ou religião, há sempre os que exploram e capitalizam o medo natural das pessoas o desconhecido para cultivar poder, assustar os inimigos, ou conseguir uma reputação. 
 Outra falsa ideia e muito comum é que o Palo forma parte de Santeria e é a cara obscura da Santeria. Esta confusão pode ser devido a que os iniciados na Santeria também perseguem a raspagem em Palo, e a tendência de alguns santeros/a de consultar aos Paleros. Palo, sem problemas, é uma religião separada, e mesmo que seja similar de muitas maneiras a Santeria, é uma fé separada e como uma origem diferente.
 A partir do vídeo abaixo, teremos uma ideia básica de como é praticado o Palo Mayombe em seus países de origem.