segunda-feira, 6 de abril de 2015

O que é Hoodoo?

O Hoodoo, apesar apresentar semelhanças no nome, diferente do que muitos pensam, não é a mesma coisa que Voodoo. O voodoo é uma religião, possui sacerdotes, divindades, cantos e danças rituais e rituais de iniciação, o Hoodoo é uma pratica magica popular afro-americana, com umas de suas bases principais sendo a magia natural, a magia simpática ou seja semelhante atrai semelhante que em uso mágico se refere a atrair uma coisa que se deseja por uso das leis naturais e “sobrenaturais” com o auxilio da magia e da vontade assim como dos elementos naturais e as energias neles contidas, o folclore Europeu e grimórios medievais. Possui influencia dos africanos traficados e escravizados em terras Americanas, dos índios norte-americanos e dos imigrantes Europeus, e a atualmente compartilha de muitos elementos e conceitos do Espiritismo e Catolicismo. 

O Hoodoo sempre foi praticado por diferentes tipos de pessoas, com crenças distintas e orientações religiosas diversas,  e origens diversas. O Hoodoo é fácil de se praticar e pode ser praticado por qualquer pessoa, o Hoodoo é simples, natural e prático, fazendo uso de ervas, raízes, flores, pedras, conchas, resinas, águas, cristais, resto de animais e terras e outros itens facilmente encontrados na natureza, não é comum fazer sacrifício de animais no hoodoo, poderia até arriscar a dizer que não existe sacrifício de animais no Hoodoo, muitas dessas partes de animais são restos mortais encontrados pelas ruas, comprados em feiras especializadas, nunca se sacrifica um animal para retirar suas partes. O Hoodoo nos EUA também é conhecido pelo termo "Rootwork", que significa "Trabalho com Raízes", porque é muito comum o uso de ervas e raízes no Hoodoo, seja para criar remédios ou mesmo para uso em práticas feiticeiras. Um outro nome pelo qual o Hoodoo também é conhecido é "Conjure", não necessariamente no sentido de "conjurar espíritos" mas também no ato de conjurar o poder ou espírito elemental das ervas e raízes, o Axé dos elementos utilizados nos feitiços são conjurados são para uso do feiticeiro, para o benefício e auxilio do feiticeiro. 
O Hoodoo é fortemente influenciado pelo Animismo, trabalhando com a crença de que tudo possui energia vital o axé e que quando essas são energias combinadas e conjuradas, passam a então a ter grande poder mágico-espiritual. O Hoodoo não tem o foco em “magia negra”, ou prejudicar a ninguém ou efetuar maus tratos a os animais pelo contrário tem por objetivo melhorar a vida das pessoas, ajudar no amor, na prosperidade, na saúde etc. 
O Hoodoo é natural do Sul dos EUA, especialmente New Orleans, na Louisiana, e a área do Mississipi, porém se espalhou pela Califórnia e outros Estados também. Particularmente em New Orleans o Hoodoo e o Voodoo se misturam em alguns elementos por isso muitas pessoas acreditam que hoodoo é o mesmo que Hoodoo embora,  possuam semelhanças, justamente pelas mesclas feitas por praticantes do Hoodoo, é comum ver praticantes do Hoodoo fazerem feitiços chamando pelos Loas (deuses do Voodoo), não há nenhum problema pois o Hoodoo costuma absorver bem elementos variados de muitas culturas, é comum ver praticantes do Hoodoo utilizando, runas (alfabeto mágico de origem nórdica), anjos da cabala, deuses orientais etc. Vejo que com a era moderna, com o passar dos dias e com a expansão tecnológica o Hoodoo tem sido muito divulgado e com essa divulgação muito modificado ou adaptado, pois muitos elementos utilizados na feitiçaria Hoodoo não são encontrados em certas localidades, como diz o ditado quem não possui cão caça com gato, ou seja se for  preciso fazer um feitiço para amor e não possuo uma erva “X”, e conheço uma erva nativa da minha região que possui características e propriedades similares por que não usar? 
Não estou dizendo que você deve mudar a receita do feitiço ,pois se ele foi indicado de um determinado modo certamente ele tem funcionado daquele modo por diversas gerações, mas acredito que a magia é empírica e que certos procedimentos podem ser modificados sem fazer com que o ritual em si perca sua magia, sua energia ou seu axé, e acredito também que que devemos experimentar de tudo, pois somente modificando e experimentando podemos achar as fórmulas necessárias para o sucesso.

Um comentário:

  1. Olá...estou assistindo neste exato momento o filme A chave Mestra pela segunda vez e agora que venho entender sobre hoodoo e agradeço a informação. Obrigada

    ResponderExcluir