Kulam é uma espécie de feitiçaria praticada nas Filipinas. Os feiticeiros que o usam são chamados mangkukulam e muitas vezes são temidos por seu uso de magia negra. Nos tempos modernos, no entanto, tem havido um movimento para renovar a imagem desta prática e apresentá-lo sob uma luz mais lisonjeira. Alguns livros publicados localmente, como o de Tony Perez Mga Panibagong Kulam (Spells modernos), esperamos conseguir isso, trazendo o seu caso a um mercado mais jovem, mais aberta.
Seja como for, muitas pessoas ainda têm a visão tradicional de kulam como uma forma escuro, mal de feitiçaria. Filipinos supersticiosos íntimo que mangkukulam muitas vezes são das ilhas de Siquijor e Samar e da província de Sorsogon. Mesmo nos dias de hoje, os moradores destes lugares são muitas vezes vistos com desconfiança por parte das comunidades vizinhas. Aliás, essas áreas também são conhecidos por seus muitos "curandeiros".
Esta prática é fortemente influenciado pelo voodoo , e acima de tudo a imagem dele na imaginação do público envolve praticantes usando uma boneca de pano para ferir suas vítimas.Algo pertencentes à vítima, devem ser obtidos pelo médico para que a maldição para o trabalho, e muitas vezes é dito que quanto mais próximo o objeto é a vítima, mais forte será o feitiço vai ser.Como resultado, coisas como um fio de cabelo, saliva, ou gotas de sangue são altamente recomendados para o efeito máximo.
Kulam, no entanto, existe em um contexto mais amplo, e não se trata simplesmente de espetar agulhas em bonecos. A maioria das pessoas vê a mangkukulam como uma espécie de aldeia bruxa, e muitas vezes ir até ela para coisas tais como feitiços de amor, feitiços para pegar um marido traidor, etc. Às vezes, ela irá manter uma rivalidade com a arbularyo aldeia ou curandeiro.Outras vezes, o mangkukulam-se dobra como da aldeia feiticeiro , ou curandeiro, "curar" doenças infligidas a eles pelas versões locais de anões, ninfas de madeira, e outros espíritos.
Curiosamente, feitiçaria Filipina muitas vezes co-existir em harmonia com o catolicismo, especialmente nas áreas rurais do país. Boas bruxas invocam o nome de santos, sussurrar orações em latim, e até mesmo usar escapulários para afastar as maquinações de suas contrapartes do mal. Preto das bruxas, por outro lado, estão a ser dito na liga com o diabo.
Para uma melhor compreensão,indicamos o vídeo a seguir. O mesmo encontra-se em outro idioma mas é de fácil compreensão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário